O projeto de segurança viária compõe-se de sinalização horizontal e vertical, de dispositivos auxiliares e de dispositivos de contenção veicular, com foco na segurança de motoristas e pedestres.
Para garantir a percepção dos usuários da via é preciso assegurar à sinalização viária a legalidade, suficiência, padronização, precisão, visibilidade, legibilidade, clareza, confiabilidade, manutenção e conservação adequada.
Projeto de sinalização elaborado de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, com o intuito de organizar o trânsito interno dos condomínios e estabelecimentos comerciais.
A Sinalização de Orientação Turística faz parte do conjunto de sinalização de indicação de trânsito. Segue os mesmos objetivos e princípios fundamentais, com vistas a garantir a eficiência e a segurança do sistema viário para os usuários das vias urbanas e rurais, bem como dos demais usuários (ciclistas, pedestres e outros).
O estudo e definição da estratégia de sinalização, baseada em critérios tais como a escolha de referenciais de atrativos, a seleção de trajetos de fácil compreensão, o tempo para a tomada de decisão, constitui instrumento essencial para assegurar a interpretação e continuidade das mensagens até a chegada segura ao destino pretendido.
Conjunto de placas e dispositivos com características visuais próprias, cuja função principal é garantir segurança dos usuários e trabalhadores e a fluidez do tráfego nas áreas afetadas por intervenções temporárias.
O projeto sinalização de ciclovia e pistas de caminhada, deve garantir a segurança dos usuários das vias, alertando-os para os locais críticos, de modo a evitar acidentes.
Indicação para uso e adequação de dispositivos auxiliares e de segurança;
Projeto de segurança, inclusive de “área de escape”;
Estudo e recomendação de uso de dispositivos, materiais e tipo mais adequado a serem utilizados na via;
Soluções alternativas para áreas e segmentos críticos.
Diagnosticar locais nas vias potencialmente perigosas e passíveis de acidentes;
Estudar os locais de maior incidência de acidentes, tipificando-os;
Propor soluções para aumento da segurança na via, com a finalidade de reduzir e/ou evitar novos acidentes e sua gravidade.